Compre pelo WhatsApp e receba em casa
Por Mariana Mierzwa em 24/05/2022

Você sabe o que é Criptografia?

Nos dias de hoje, muito se fala em criptografia, mas será que, de fato, você sabe o que é e qual é o objetivo da criptografia? 

 

CONCEITO DE CRIPTOGRAFIA

A criptografia, nada mais é, do que a conversão de dados de um formato legível em um formato codificado. Ela é uma prática bem antiga e está associada as guerras, pois era essencial para a troca de mensagens de  forma que o inimigo não conseguisse ler. Atualmente, a crisptografia é essencial para garantir a segurança e a privacidade na transmissão de dados em ambiente virtual. Digitalmente falando, a escrita é substituída pelo processamento digital das informações, fazendo o uso de algorítmos matemáticos. Existem várias formas de criptografia, mas vou explicar um pouco mais sobre duas delas.

 

CRIPTOGRAFIA CLÁSSICA - SIMÉTRICA

Também chamada de Simétrica, a criptografia clássica consiste em utilizar uma única Chave que é partilhada entre o emissor e o receptor, ou seja, a Chave que é usada cifrar é a mesma utilizada para decifrar.

 

CRIPTOGRAFIA MODERNA - SIMÉTRICA

Já na crispografia moderna ou também conhecida como Assimétrica, são utilizados duas Chaves distintas, chamadas de Chave Privada e Chave Pública. Enquanto a Chave pùblica é usada para cifrar um documento, a Chave Privada é utilizada para decifrar, garantindo muito mais segurança do que uma criptografia clássica.

 

ASSINATURA DIGITAL

A assinatura digital é o resultado de uma operação matemática que utiliza algorítmos da Criptografia Assimétrica, além de ter o princípio da 3ª Parte Confiável, que é a Autoridade Certificadora. Devido a esse processo, o certificado digital confere validade jurídica e confirma de forma inquestionável seu autor, equivalendo a assinatura de prórpio punho, com total segurança e proteção de dados.

 

Quer emitir o seu certificado digital? Entre em contato com nossa equipe.  Vem pra SP CERTIFICADO DIGITAL

 

 

PARA SABER MAIS:

A Certificação Digital é de fato Segura?

Os 5 Pilares da Segurança da Informação

Aguarde..