Compre pelo WhatsApp e receba em casa
Por Mariana em 02/08/2022

Por que fazer a Renovação do seu Certificado Digital?

O CERTIFICADO DIGITAL, documento que confirma de forma inquestionável pessoas físicas e jurídicas no meio eletrônico, possui data de validade e toda sua funcionalidade é perdida após sua expiração. Para que o titular do documento não perca esses acessos, torna-se necessário a realização da RENOVAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL.

A RENOVAÇÃO, como o próprio nome diz, é tornar novo algo que já existe. Por isso, a Renovação de um Certificado é a continuidade de um Certificado que já existe, utilizando os mesmos critérios de aquisição do documento anterior, que está por vencer. Vou explicar melhor:

Se no ano passado, eu adquiri um certificado e-CPF, no modelo A1 (instalado diretamente na máquina), com validade de 12 meses, renovarei utilizando os mesmos critérios: um certificado e-CPF, no modelo A1 (instalado diretamente na máquina), com validade de 12 meses.
Não posso mudar e escolher fazer um e-CPF, no modelo A3, por exemplo.
O mesmo acontece se eu tiver um e-CNPJ, no modelo A3, com validade de 36 meses. Não posso renovar substituindo pelo modelo A1, com validade de 12 meses.

A Renovação é a continuidade do mesmo produto, sem nenhum tipo de aletração.

Outro aspecto a ser considerado é que no momento da instalação de um Certificado emitido a partir de uma Renovação, o Certificado anterior, precisará ser utilizado para validar essa Renovação e por isso não pode estar vencido. Se o Certificado anterior estiver vencido ou o titular não tiver mais acesso a ele, a Renovação não será possível e o titular precisará fazer uma nova compra.
Por isso é muito importante que a renovação não seja realizada de última hora. 

Aqui na SP CERTIFICADO DIGITAL sempre orientamos que os clientes iniciem o processo de renovação com 30 dias de antecedência, evitando o risco de imprevistos que, de fato, podem acontecer e fazer com que o cliente perca o direito da Renovação. 

Agora que tudo ficou mais claro vamos entender melhor as diferenças na forma de Renovação para os dois diferentes tipos de Certificados.

Se você possui um certificado a ser renovado conosco, não perca o prazo e evite aborrecimentos desnecessários, agora se precisa de auxílio para entender mais sobre a RENOVAÇÃO, entre em contato com a SP CERTIFICADO DIGITAL! Nossa equipe terá o prazer em poder te ajudar.

Aguarde..