Compre pelo WhatsApp e receba em casa
Por Marketing SP CERTIFICADO DIGITAL em 10/10/2023

O que é uma Assinatura Digital?

Em um mundo cada vez mais conectado e tecnológico, a assinatura digital surgiu como uma ferramenta essencial para simplificar processos, garantir a autenticidade de documentos e viabilizar transações eletrônicas seguras.
Esta tecnologia inovadora, também conhecida como assinatura eletrônica qualificada, revolucionou a maneira como lidamos com contratos, acordos e interações no ambiente virtual.
Nesse artigo explicaremos um pouco mais sobre o que é uma assinatura digital e como ela funciona.


O QUE É UMA ASSINATURA DIGITAL?
A assinatura digital, também conhecida como assinatura eletrônica qualificada, é um método de autenticação eletrônica que substitui a tradicional assinatura manuscrita em papel. 
Assim, ela é vinculada a um certificado digital, que é emitido por uma autoridade certificadora regulamentada pelo Governo Federal. 
Essa assinatura utiliza técnicas criptográficas para garantir a autenticidade e a integridade de um documento ou mensagem eletrônica. 
A principal característica da assinatura digital é sua capacidade de verificar se um documento não foi alterado após a assinatura ter sido aplicada. 
Tal fato é possível, graças ao uso de chaves criptográficas, uma pública (conhecida por todos) e uma privada (conhecida apenas pelo signatário). 
A chave privada é usada para criar a assinatura, enquanto a chave pública é usada para verificar a autenticidade da assinatura.


COMO FUNCIONA?
O funcionamento da assinatura digital é baseado em princípios de criptografia assimétrica. 
Quando alguém deseja assinar digitalmente um documento, o software de assinatura utiliza a chave privada do signatário para criar uma assinatura criptográfica única e exclusiva para aquele documento específico. Essa assinatura inclui informações sobre o documento e a chave pública do signatário. 
Logo, para verificar a autenticidade da assinatura, qualquer pessoa com acesso ao documento e a chave pública do signatário pode realizar uma verificação. 
O software de verificação utiliza a chave pública para descriptografar a assinatura e comparar os resultados com o conteúdo original do documento. 
Dessa forma, se os valores coincidirem, a assinatura é considerada válida e o documento é autenticado.


PARA QUE SERVE?
A assinatura digital possui um vasto leque de aplicações que se estendem desde transações empresariais até interações com entidades governamentais. Tanto pessoas físicas como empresas se beneficiam de sua utilidade no mundo digital.
A assinatura com certificado digital pode ser utilizada para:

  • Acessar facilmente o Cadastro Nacional de Entidades Sindicais (CNES), o e-CAC, o eSocial e outros sistemas governamentais para cumprir obrigações legais de forma conveniente;
  • Realizar a assinatura, de forma eletrônica, de uma variedade de documentos comerciais para agilizar processos contratuais;
  • Fazer a emissão e arrecadação do Simples Nacional e muito mais.

 

VANTAGENS
A assinatura digital oferece diversas vantagens. Dentre elas estão:

  • Segurança: Garante a integridade e autenticidade dos documentos, impedindo modificações não autorizadas;
  • Economia de tempo: Elimina a necessidade de impressão, envio e arquivamento físico de documentos;
  • Redução de custos: Minimiza despesas relacionadas a papel, cartórios e transporte;
  • Sustentabilidade: Contribui para a redução do uso de papel e resíduos;
  • Mobilidade: Permite que as pessoas assinem documentos de qualquer lugar, a qualquer momento;
  • Validade jurídica: Documentos assinados digitalmente têm validade jurídica em muitos países.

 

Gostaria de emitir o seu Certificado Digital?

Entre em contato com a SP CERTIFICADO DIGITAL e solicite a melhor solução para otimizar os processos da sua rotina!

Aguarde..