Compre pelo WhatsApp e receba em casa
Por SP Certificado em 31/01/2022

A Certificação Digital é de fato Segura?

É importante lembrarmos que o CERTIFICADO DIGITAL já faz parte da rotina das pessoas e empresas desde 24 de agosto de 2001.

Ele foi regulamentado com a Medida Provisória nº 2.200-02, que é a norma responsável por regularizar e validar contratos digitais no Brasil, além de diferenciar assinaturas digitais de outras ações eletrônicas.
O CERTIFICADO DIGITAL é um documento que deve ser gerado e assinado por uma Autoridade Certificadora. Essa Autoridade é um órgão responsável pela criação e gerenciamento dos Certificados Digitais, que precisa estar de acordo com todas as regras estabelecidas pela ICP-Brasil (modelo oficial brasileiro composta por uma cadeia hierárquica regulamentada que viabiliza a emissão de Certificados Digitais para a identificação do Cidadão em ambiente virtual).

Mesmo com todo o avanço tecnológico é comum encontrarmos pessoas com uma certa insegurança no que diz respeito as informações trocadas em ambientes virtuais. Muitos deixam de usufruir dos benefícios que a internet nos traz, com medo do que pode acontecer com essas informações. Mas agora, é possível eliminar essa preocupação, pois o certificado digital veio para trazer muitos benefícios e entre eles, a Segurança da informação.

 

A CERTIFICAÇÃO DIGITAL É REALMENTE SEGURA?

Todo CERTIFICADO DIGITAL possui um par de Chaves: uma Pública e outra Privada. Isso significa que existe um nome e um número exclusivo que garante segurança ao usuário.

Essas chaves compõem um sistema de criptografia assimétrica, onde os dados só conseguirão ser acessados se o receptor tiver a chave correta para decodificá-los.
Essas duas chaves são geradas aleatoriamente por funções matemáticas e trabalham em conjunto. Tudo que uma assina, somente a outra é capaz de autenticar. Essas características trazem segurança ao documento. Vale lembrar que existe um outro ponto importante a ser lembrado do que diz respeito a segurança do certificado. Além da segurança fornecida pela própria ferramenta, o usuário deve utilizar senhas fortes que contribuam para aumentar a segurança. Ao emitir um certificado junto à autoridade certificadora, é exigido que o cliente crie uma senha e essa senha precisa ser confidencial, igual a senha de um cartão de crédito, por exemplo. Sem essa senha, ninguém poderá acessar o conteúdo do certificado.

 

SEGURANÇA NA UTILIZAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL

Quando o CERTIFICADO DIGITAL é utilizado para assinar um documento, um conjunto de operações criptográficas entram em ação e são aplicadas. Dessa forma, a assinatura digital comprova que um determinado documento ou transação foi assinado pelo responsável do certificado, pois só ele possui a chave privada que corresponde ao seu certificado digital, e por isso oferece os 5 itens de Segurança da Informação: integridade, autenticidade, privacidade, disponibilidade e o não-repúdio.

 

Precisa de ajuda para adquirir o seu certificado? Nossa equipe está pronta para te ajudar! Vem para a SP CERTIFICADO DIGITAL!

 

PARA SABER MAIS

Os 5 Pilares da Segurança da Informação

Aguarde..