Compre pelo WhatsApp e receba em casa
Por Mariana em 25/07/2022

Posso entregar o meu Certificado Digital para conseguir um Empréstimo?

Nos últimos meses foi notória a quantidade de pessoas que entraram em contato conosco pedindo auxílio para a compra de certificados digitais com o objetivo de conseguirem empréstimos em instituições financeiras e na maioria dos casos a pergunta que chega é sempre a mesma:

    - Preciso de um empréstimo e a instituição financeira me informou que para que o valor seja liberado, preciso entregar o meu certificado digital a eles. Posso fazer isso?

Sendo assim, antes de responder essa dúvida, farei alguns outros questionamentos importantes para serem refletidos: 

1- Você entrega a senha do seu e-mail para qualquer pessoa?
2- Você libera o acesso ao seu celular com todos os que solicitam?
3- As senhas das suas redes sociais são compartilhadas com outras pessoas?
4- Você emprestaria os seus cartões, de crédito e débito, para qualquer pessoa que lhe pedisse?
5- Você falaria a senha de acesso à sua conta bancária, para um atendente de uma loja onde está realizando uma compra?

Acredito que você tenha respondido NÃO para todas as perguntas acima então, seguindo a mesma linha de raciocínio, por que você emprestaria o seu certificado digital?

Vamos relembrar uma questão importante:

"o certificado digital é um documento que confirma de forma inquestionável pessoas físicas e jurídicas no meio eletrônico. Ele é a assinatura digital que possui a mesma validade jurídica daquela feita à caneta no papel."


Se você possui um certificado digital, significa que você passou por um processo de verificação e validação, apresentando documentos e realizando as coletas biométricas em certificadoras cadastradas pelo ITI, uma autarquia do Governo Federal, ou seja, esse certificado prova que você é você mesmo. Se você empresta ou entrega o seu certificado, juntamente com suas senhas de acesso para uma pessoa, você deu plenos poderes para que ela utilize a sua assinatura onde quer que seja.

É fato que muitas Instituições Financeiras estão solicitando a entrega do certificado para a liberação de empréstimos e isso é ILEGAL.
O Certificado Digital é um documento pessoal e intransferível e por isso a sua posse, bem como o conhecimento de suas senhas são de exclusiva responsabilidade do titular.
Entregar o seu certificado, bem como a sua senha para terceiros te expõe a muitos riscos como abertura de empresas, compra de imóveis, fechamento de contratos fraudulentos, entre outros, e por ser um documento oficial, você assumirá todas as responsabilidades do que foi realizado em seu nome, se tornando, na linguagem popular, um verdadeiro “laranja”.

Por esses motivos, se uma Instituição exigir a entrega do seu certificado para poder te liberar um empréstimo, PROCURE OUTRA IMEDIATAMENTE. Empresas sérias não fazem esse tipo de exigência.

 

Precisa de ajuda para emitir o seu Certificado? Entre em contato com a SP CERTIFICADO DIGITAL! Nossa equipe está pronta para te auxiliar.

 

PARA SABER MAIS

A Certificação Digital é de fato Segura?

Você sabe o que é um Certificado Digital?


 

Aguarde..