Compre pelo WhatsApp e receba em casa
Por Mariana em 13/07/2022

Diferenças entre os Certificados A1 e A3

É fato que o CERTIFICADO DIGITAL veio para facilitar a vida das pessoas, mas para que essa ferramenta seja utilizada de maneira correta é importante conhecer e entender qual tipo se encaixa melhor para as suas necessidades, pois cada modelo, determinará como ele será utilizado no seu dia-a-dia. Existem duas opções de modelos de certificados disponíveis no mercado, o A1 e o A3 e a principal diferença entre eles é o ARMAZENAMENTO. Vamos entender melhor cada um deles.

 

MODELO A1

De forma básica, o CERTIFICADO A1, é um arquivo de computador. Ele é instalado diretamente na máquina do usuário, onde será usado. O seu funcionamento se dá por um par de chaves criptografadas, sendo uma pública, enviada para a Autoridade Certificadora e outra privada, que fica no computador e é protegida por senha. Esse modelo possui várias vantagens. O usuário pode criar cópias de segurança o que permite a instalação do mesmo certificado digital em diversos computadores, de forma simultânea. Existe a possibilidade de inserir o Certificado em diferentes softwares e sistemas que utilizam soluções de assinaturas eletrônica. Outra vantagem é o fato do certificado A1 possuir um baixo risco de perda e extravio além de ter um valor de aquisição bem reduzido, comparado com o A3.

 

MODELO A3

O CERTIFICADO A3 é armazenado em mídias externas, ou seja, realiza sua certificação baseada em um hardware criptográfico podendo ser cartões com chip ou tokens USB.

O TOKEN é um dispositivo que embora se assemelhe fisicamente com um pen drive, não possui a mesma funcionalidade, pois ele foi criado exclusivamente pata armazenar o certificado digital. Para ser utilizado, precisa ser conectado diretamente na entrada USB do computador ou servidor, onde o certificado será utilizado

Já o CARTÃO possui um sistema inteligente com chip, muito parecido com os que são utilizados por bancos, mas diferente do token, precisa ser conectado a uma leitora que será conectada na entrada USB do computador ou servidor no qual o certificado será utilizado.

Por possuir mídia externa, o modelo A3 proporciona uma maior mobilidade, já que você pode levar a mídia para qualquer lugar. Nesse modelo, a proteção por senha acontece em um nível superior de segurança, pois o usuário, titular do certificado, precisa criar uma senha e a Autoridade Certificadora gera duas chaves na mídia, uma publica e uma privada. O certificado A3 não pode ser usado de forma simultânea como no A1 e também não pode ser instalado no computador, podendo ser utilizado apenas enquanto estiver de posse da mídia.

Ainda possui dúvidas sobre qual modelo de certificado se encaixa melhor para a s suas necessidades? Entre em contato com A SP CERTIFICADO DIGITAL. Nossa equipe terá o maior prazer em te ajudar!

 

PARA SABER MAIS

Você sabe o que é Criptografia?

 

Aguarde..