Antes de nos debruçarmos sobre os Pilares da Segurança da Informação, é importante entender melhor o que é a ICP-Brasil.
A ICP é uma Infraestrutura de Chaves Publicas, composta por um conjunto de técnicas, práticas e procedimentos, implementados por órgãos publicos ou privados, baseada no princípio da 3ª Parte Confiável, que no caso é a Autoridade Certificadora. Através da ICP é possível realizar os processos de segurança do certificado digital utilizando a criptografia assimétrica. Dessa forma, a certificação digital oferece aos seus usuários a Segurança da Informação, que visa proteger e preservar dados e informações confidenciais durante a utilização de um certificado. Essa segurança é baseada em 5 pilares:
PRIVACIDADE
Quando uma pessoa utiliza o certificado digital para assinar um documento ela terá a garantia de que as informações serão disponibilizadas apenas por quem deve realmente acessá-las.
INTEGRIDADE
Com a assinatura digital temos a garantia de que um documento não foi alterado, permanecendo fiel ao teor do documento original. Qualquer alteração na mensagem faz com que a assinatura não corresmponda mais ao documento.
DISPONIBILIDADE
Com o certificado digital as informações ficam disponíveis para o uso legítmo, de forma contínua, inisterruptamente.
AUTENTICIDADE
Garantia de que uma informação é procedente da origem anunciada, ou seja, quem recebe a mensagem pode confirmar se assinatura foi realizada pelo emissor.
NÃO REPÚDIO
A utilização do certificado previne que atos seja realizados e posteriormente renunciados. É o principio da irretratabilidade. Dessa forma, o emissor não pode negar a autenticidade do documento assinado.
A partir de todas essas informações, podemos constatar que a segurança da informação, na utilização no certificado digital, realmente existe. E você, já emitiu o seu certificado?
Entre em contato com nossa equipe e tire todas as suas dúvidas. Vem pra SP CERTIFICADO DIGITAL!